MOBILIDADE URBANA

Vereadores vão solicitar medidas emergenciais para Rua Platina, no Prado

O presidente da Comissão e o requerente da audiência vão agendar reuniões com o Executivo

quarta-feira, 30 Abril, 2014 - 00:00
O presidente da Comissão e o requerente da audiência vão agendar reuniões com o Executivo

O presidente da Comissão e o requerente da audiência vão agendar reuniões com o Executivo

Audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Sistema Viário debateu na manhã desta quarta-feira (30/4) os problemas viários apontados pelos moradores do Bairro Prado, na região Oeste, decorrentes do crescimento e ocupação desordenada da região. Priorizando as questões referentes à Rua Platina, uma das principais vias do bairro, os vereadores Preto (DEM) e Marcelo Aro (PHS) vão agendar reuniões com a Sudecap e secretarias municipais pertinentes, na busca de soluções imediatas.

Presidente da Comissão e morador do bairro, Preto (DEM) destacou como principais causas dos problemas de mobilidade o aumento da frota do município e o adensamento populacional trazido pela substituição dos imóveis unifamiliares da região por edifícios de grande porte, que aumentaram o fluxo de veículos em suas ruas estreitas. O parlamentar apontou ainda a expansão irregular do comércio, com a ocupação das principais vias locais por confecções, lojas, bares e outros estabelecimentos, sobrecarregando ainda mais as ruas próximas, usadas como estacionamento pela clientela, que invade calçadas e bloqueia entradas de garagens.

Requerente da audiência, o vereador Marcelo Aro (PHS) afirmou ter vivenciado de perto o crescimento do Prado e a deterioração da qualidade de vida dos moradores, já que os avós paternos residem no local, e lamentou a perda das características da região, tradicionalmente residencial, tranquila e arborizada. Aro ressaltou ainda as deficiências de drenagem nas vias do bairro, que provocam alagamentos e inundações no período de chuva, gerando transtornos, prejuízos e riscos para a população.

Considerando a diversidade de questões existentes, os vereadores decidiram priorizar a solução dos problemas observados na Rua Platina, um dos principais corredores viários do bairro. Marcelo Aro informou a realização de um abaixo assinado e relatou reclamações de comerciantes locais em relação aos alagamentos, à saturação e à necessidade de recapeamento da via, onde chegam a transitar mais de mil veículos por hora no horário comercial.

Ações pontuais

O gerente de manutenção da Regional Oeste, Thomaz Arantes, lamentou a perda da oportunidade oferecida há alguns anos pelo Orçamento Participativo, que previa obras de drenagem, recapeamento e requalificação da Rua Platina e, apesar dos esforços para mobilizar a comunidade, obteve apenas 30 votos. Segundo ele, o asfaltamento de ruas, motivo de controvérsias entre moradores, também reduziu a permeabilidade da área. Em relação à Av. Francisco Sá, que sofre com as inundações em períodos de chuva, o representante da Regional afirmou que a Prefeitura já tem o projeto para as obras de ampliação das galerias, previstas para execução em 2015.  

Os funcionários da BHTrans José Renato Oliveira e Weslei Alves Rodrigues salientaram que a proximidade da área central e a localização entre as avenidas Amazonas e Tereza Cristina, dois dos principais corredores de trânsito da cidade, fazem com que os motoristas utilizem as vias do Prado para cortar caminho, agravando os problemas de mobilidade. Segundo eles, a empresa faz o monitoramento diário das principais vias do bairro juntamente com a Polícia Militar, especialmente em horários de pico, realiza ações localizadas em casos de eventos e obras na região e atende solicitações pontuais da comunidade, como alteração da mão de direção, instalação de quebra-molas e combate ao estacionamento irregular.

Reuniões com o Executivo

Líder do prefeito na Casa, Preto se dispôs a agendar reuniões com a Sudecap, Administração Regional Oeste, secretarias municipais de Governo, Obras e Infraestrutura e Adjunta de Planejamento Urbano, com a finalidade de solicitar, juntamente com Marcelo Aro, a adoção de medidas emergenciais no trecho mais crítico da Rua Platina, enquanto aguardam recursos para intervenções de grande porte que solucionem os problemas de forma definitiva.   

Diante das informações do representante da Secretaria Adjunta de Planejamento, Thiago Gonçalves, sobre possíveis alterações do potencial construtivo na região, que vêm sendo discutidas na Conferência Municipal de Política Urbana, o parlamentar afirmou que irá a lutar contra o aumento da densidade populacional e a expansão do comércio nos bairros da região, garantindo sua preservação e a qualidade de vida de seus moradores.

Assista aqui à reunião na íntegra. 

Superintendência de Comunicação Institucional